A conscientização e o autocuidado como ferramentas da Prevenção e Manutenção da Saúde da Boca

A higiene bucal e Decodificação Dental se aliam no tratamento das doenças gengivais e periodontais aliando assim autocuidado e autoconhecimento.

A higiene bucal tem importância fundamental na manutenção da saúde da boca mas precisa ser bem instrumentada para que tenha efeito, para que seja eficaz. Todo detalhe nesta higienização é importante e deve ser bem orientado como: a escolha da escova, a técnica de escovação a ser utilizada, uso correto do fio dental, uso de escovas interdentais coadjuvantes ou outras quando indicado, a escolha da pasta dental, a quantidade de pasta utilizada, tempo gasto durante a execução da técnica de escovação, intensidade da força aplicada durante a escovação, a habilidade motora do paciente em manusear a escova, o grau de importância e interesse que o paciente dedica a higienização, frequência diária da escovação, motivação e autoestima.

Nem todos os indivíduos tem susceptibilidade às cáries mas a presença da placa pode provocar gengivite marginal, maior acúmulo de tártaro e em conjunto com outros fatores possibilitadores, pode levar ao desenvolvimento de Doenças Periodontais com perdas ósseas e dentárias. Na visão da Leitura Corporal e da Decodificação Dental a placa por si só não causa a doença, pois por trás de qualquer adoecimento sempre tem um conflito que se exonera através da manifestação “doença”, mas sem a presença da placa ou de bactérias específicas na microbiota oral que constitui a placa de cada indivíduo, estas manifestações também não podem acontecer.

Outro aspecto importante a ser considerado é que sem auto estima não existe auto cuidado. Então na medida do necessário cada detalhe deve ser despertado e estimulado no sentido de buscar equilíbrio. Uma leitura pontual por trás de cada sintoma deve ser proporcionado para conscientização do próprio processo de adoecer. O entendimento por trás de todo processo da doença presente possibilita ressignificação e mudança de postura por parte do doente. Essa mudança de postura a partir do entendimento do conflito por trás da doença é que possibilita a real cura. Mudança de postura consigo mesmo refletindo num autocuidado e mudança de postura em relação ao conflito inconsciente que carrega e que dita sua postura e reação no mundo. Então para cuidar da boca temos que cuidar do indivíduo por trás da boca, enxergar esse indivíduo, suas necessidades, suas dores, seus conflitos.