A biocibernética é uma ciência holística que abre os horizontes da odontologia para acolher o ser humano em todas as suas dimernsõese respeitando sua individualidade.

Biocibernética Bucal: um pouco sobre….

A biocibernética bucal surge para evoluir a visão e a abordagem do indivíduo no âmbito da odontologia, trazendo aos consultórios odontológicos, não só uma boca com seus dentes e patologias, mas um individuo único e singular, um ser humano complexo, mente-corpo-alma, que experiencia a vida nesta dimensão e compartilha sua dimensão interna com o meio. O ser humano evolui sua percepção através das experiências, utiliza seus sentidos e vivencia emoções que são a base para o surgimento dos sentimentos. Para o biocibernética bucal, o ser humano teve seu programa biológico distorcido pela cultura, pelo meio, pela mente provocando deformações no corpo. O corpo é a manifestação fiel do interior humano, um mata-borrão, instrumento sagrado da evolução do Ser. O ser humano carrega na boca seu universo psíquico manifesto e através das distorções e patologias que manifesta perde a forma-função. As deformações dos maxilares e dentárias levam às disfunções e todos os sistemas corporais ressentem…..A mastigação, a deglutição, a respiração e o sono se veem alterados diretamente, mas todo o corpo reverbera estas deformações e podem surgir sintomas à distância: na coluna, joelhos, bacia, ombros, cervical, estômago, rim, etc.

Com as deformações das arcadas e da mordida, a dimensão vertical de oclusão se vê muitas vezes alterada e o espaço vital intra-oral diminuído. Este espaço vazio representa um espaço para manifestação. A criação ocorre no vazio, toda função ocorre no vazio, então a função do Ser se vê alterada ou impedida. A mente deste indivíduo presa em conceitos não condizentes com sua verdade de alma e implantados pelo externo não pode servir ao propósito maior de alma, do Ser e sintomas apareceram para sinalizar o sofrimento, para refletir a mensagem da alma sem possibilidade de expressão genuína.

Criar consciência de nosso processo egóico, da roda que movimentamos continuamente à serviço desse ego é nosso destino mor. Não fugiremos disso, porque no mais profundo de nós queremos trilhar o caminho de volta, precisamos recordar, queremos recordar…quem somos em verdade. No exercício do livre arbítrio podemos ESCOLHER. E escolher é possível somente através da consciência do nosso ESTAR, das nossas posturas, das posturas que trazermos enraizadas na memória, no inconsciente pessoal, familiar e coletivo. Só assim acessaremos a nossa verdade, nossa essência, o SER. Conscientes de nós mesmos e dos conflitos que carregamos, podemos então escolher reagir ou não, podemos exercer, em verdade, o livre-arbítrio.

Recuperar os espaços intra-orais e corrigir as deformações produzidas na boca, restabelecer a função e forma, e estabelecer uma pedagogia que resgatar o humano esquecido, são propostas da biocibernética bucal. A pedagogia humana vai instigando e recuperando o programa biológico, o programa do SER e a aparatologia ortopédica vai dando sustentação e promovendo a plastia óssea (o tec. ósseo representa nosso ego), vai trabalhando os conceitos mentais, concomitantemente. Todo benefício alcançado na boca refletirá inevitavelmente em todo o corpo e no cotidiano, nas funções biológicas e mentais, estruturais e conceituais, e ressoará no inconsciente coletivo.

Compartilhar postagem

Deixe um comentário