Estética em Odontologia sem perder Funcionalidade
O binômio forma & função deve sempre ser considerado na clinica reabilitadora odontológica. Se trabalho para obtenção de uma estética dentária sem considerar a funcionalidade da boca, as guias durante os movimentos mandibulares, o padrão de desoclusão, as curvas funcionais da oclusão e a anatomia dental correta, inevitavelmente a estética estará fadada a falência pois a boca não se sustenta muito tempo estando disfuncional. Toda forma existe para atender uma função.
Se ocorre a perda de um elemento dentário, este logo deve ser reposto através de uma prótese afim de se evitar migração dos dentes vizinhos e do seu dente antagonista na arcada oposta. Essas migrações se tornarão interferências traumáticas durante os movimentos de fechamento (que ocorrem durante a deglutição) e durante os movimentos mastigatórios. Um simples dente extruído ou migrado pode levar ao colápso da mordida com total desequilíbrio mastigatório e uma deformação ocorrerá.
A reabilitação oral pode entretanto, utilizar-se da associação de técnicas como por exemplo, a prótese dentária e o uso de aparelhos ortopédicos, na busca da reconstrução das curvas do plano oclusal das arcadas, do posicionamento correto dos dentes, da melhoria da postura da coluna, da liberação dos movimentos da mandíbula e do aumento do espaço interno da boca. Durante uma reabilitação tanto a oclusão como o padrão de desoclusão dentárias devem ser analisados e o equilíbrio restabelecido respeitando o padrão fisiológico eliminando-se os traumas antes da colocação de próteses, num esforço de devolver à boca uma forma que atenda à função e vice versa. Todo desequilíbrio denota uma disfunção, a exemplo da tendência de mastigação unilateral, que denota um desequilíbrio muscular e consequente desarmonia entre os dois lados das arcadas dentárias, o que consequentemente, fará com que se desenvolva certo grau de assimetria facial. O planejamento da reabilitação deve ser adequado às necessidades e possibilidades individuais de cada paciente, mas sem perder de vista a obtenção do equilíbrio fisiológico. Daí a necessidade de uma visão humanizada e integral de cada indivíduo, considerando suas peculiaridades e limitações afim de se planejar uma reabilitação que melhor o atenda restabelecendo-lhe forma & função, ou seja, estética &funcionalidade.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.