Laserterapia na Odontologia

Laserterapia na Odontologia

O laser de baixa intensidade ou laser terapêutico é um laser frio, ou seja, não produz calor, não queima, não vaporiza e não corta (≠dos de alta intensidade que são os lasers cirúrgicos).

A Laserterapia de baixa intensidade promove 3 efeitos simultâneos: analgésico, anti-inflamatório e bio-estimulativo, promovendo, portanto, alívio das dores agudas e crônicas e a analgesia imediata e temporária. Apresenta também, ação em processos inflamatórios, acelera a cicatrização e reparo de lesões teciduais. Além destas funções, atualmente os lasers podem ser utilizados para redução antimicrobiana, quando associados às substâncias fotossensibilizantes, abrindo novos caminhos nas áreas da saúde.

Promove também foto-bio-modulação que é alteração do processo metabólico celular acelerando a regeneração, renova o sangue, favorece o aporte de neutrófilos, equilibra a energia no local da patologia, normaliza a circulação e reabsorve edema, aumenta a drenagem linfática e como efeito bio-estimulador aumenta o colágeno no tecido conjuntivo.

Na odontologia a laserterapia tem inúmeras indicações: aftas ou úlceras, estomatites, neuralgia do Trigêmio, mucosites (após quimioterapia), candidíase, desensibilização radicular em recessões gengivais, disfunção temporo-mandibular (DTM), pericoronarite, trismo, pericementite, queilite angular, herpes, síndrome da ardência bucal, paralisia facial periférica, parestesias, hipersensibilidade dentinária após preparos cavitários, sensibilidade após clareamento dentário, pós-operatórios para acelerar cicatrização, dores e edemas bucais em geral. Oferece, portanto, alivio em casos agudos e muitas vezes em casos crônicos possibilita um aumento da qualidade de vida, diminuindo o estresse por melhorar também a função. Como ferramenta coadjuvante e terapêutica é indispensável e quando bem empregado não impossibilita que com uma tomada de consciência por parte do paciente, sua patologia ou queixa seja solucionada na sua causa ou raiz, se somando a leitura corporal, a decodificação dental, a terapia odontológica específica e a terapia floral. O laser odontológico tem um uso peculiar nas DTMs (Disfunções têmporo-mandibulares) quando acompanhadas de dor, nos trismos mandibulares por trauma e edema, pericoronarites agudas que causam trismos mandibulares e muitos outros processos agudos odontológicos com grande eficácia.