A boca é um dos captores do sistema postural humano. Tem inflencia assim como os olhos e os pés e em sincronicidade com estes outros caprtores determinam a postura nos humanos.

Mudança de Postura através da Boca?

A biocibernética bucal com sua visão holística propõe um olhar amplo para a boca humana e acolhe todas as suas inter-relações corporais e psicoemocionais.

Quando se reposturamos um indivíduo através de um dispositivo ortopédico intrabucal, estamos através deste dispositivos promovendo estímulos e mudanças na postura dos maxilares entre si e e promovendo também a remodelagem óssea. Esta remodelagem estará objetivando o crescimento das arcadas no plano vertical e/ou horizontal e assim estimulando, neste indivíduo, uma reestruturação tanto no âmbito físico que reverberará para todo o corpo como também no âmbito mental, possibilitando uma reestruturação comportamental. A reposturação promovida é física, mental e emocional. O indivíduo poderá rever crenças e conceitos limitantes do seu “Ser” e terá o suporte para se mover em direção sua realização de alma.

O ganho de osso em altura possibilita a organização do eixo vertebral do indivíduo, promove o amadurecimento psíquico, estimulando a maturação das próprias habilidades, das próprias especialidades, e estimulando a confiança do indivíduo na própria possibilidade de ir além dos níveis em que se encontra a cada momento, possibilitando evolução. O eixo vertical vinculado aos pés possibilita a manifestação, a composição da vontade ou desejo. A recuperação dessa dimensão vertical permite ao indivíduo mais flexibilidade. Quando se eleva o eixo vertical, ganha-se uma possibilidade de uma melhor oclusão e relação dentária, uma elevação da coluna vertebral, ganha-se mais flexibilidade de corpo e mente, mais flexibilidade das cinturas escapular e pélvica e mandibular. Permitindo-se maior liberdade mandibular que é o reflexo do “eu” se movendo no mundo, estaremos flexibilizando e mobilizando a ATM (articulação têmporo-mandibular) e possibilitando a expansão de manifestação do “verbo encarnado”. Quanto mais se movimenta a boca, quanto mais se mexe a mandíbula, quanto mais se movimenta a ATM, seja falando, comendo ou com uso de um dispositivo ortopédico intra oral, maior é o estímulo à experimentação, maior é o movimento para a própria evolução, mais se aproxima do Divino.

A expansão das arcadas no plano horizontal está promovendo no indivíduo o crescimento através do experimento. A expansão das arcadas promove também a liberação das 3 cinturas do corpo: a mandibular, a escapular e a pélvica e assim o indivíduo está sendo flexibilizado para experimentar, experimentar, experimentar e assim crescer. Enquanto o movimento de ascensão se faz na vertical, na coluna vertebral e no eixo vertical, o movimento de expansão ou crescimento se dá no plano horizontal. Ao se expandir as arcadas, a língua reconquista seu espaço para naturalmente descansar no palato (no “seu próprio céu”). Quanto mais presença de língua no céu da boca, mais se ganha em eixo vertical, mais se ganha em possibilidade de experimentar formas diferentes ou novas de fazer, mais se ganha em evolução de propósito de alma, mais e melhor se consegue caminhar em busca de satisfação. Mais se ganha em termos de espiritualidade, que é a capacidade do espirito de sentir-se e manifestar-se segundo o próprio sentir.

Ao se reconquistar dimensão vertical de oclusão e promover as expansões das arcadas se obtém um aumento do vazio da boca onde as funções se realizam, e por consequência, mais “espaço” o indivíduo ganha para ocupar e realizar suas aspirações na vida. Melhora-se todas as funções realizadas neste vazio bucal, como a deglutição, a respiração, a mastigação e por consequência o sono. Todos os sistemas orgânicos se veem favorecidos. O aumento desse vazio bucal possibilita o devido espaço e posicionamento da língua. O palato, “nosso céu”, é o lugar natural de descanso da língua. O céu deve ser estimulado pela língua. Quanto mais presença da língua no céu da boca, mais se ganha eixo vertical, mais se ganha em movimentação de cintura pélvica e em flexibilidade, mais se ganha em evolução de propósito de alma, mais e melhor se consegue caminhar em busca da auto satisfação. A língua é o pé da boca e é ela que faz em primeiro lugar o movimento de busca do prazer e da auto satisfação. A falta de movimentação da língua leva a uma postura de rigidez, de paralização, de dificuldade para a experimentação das “novas formas de se fazer”.

Portanto, é impossível que estímulos na boca não reverberem em mudanças no corpo, na mente e na vida, por ressonância. Nosso sistema biológico é complexo e interligado em todos os níveis. O espirito humano busca conhecimento através da experimentação e a gestão de seu corpo e sua mente deve ser de sua responsabilidade, mas uma responsabilidade consciente. As mudanças são necessárias e são uma constante já que a vida é movimento. Mudanças nos possibilitam novas maneiras, novos conhecimentos, novas dimensões, novas consciências…….novas possibilidades!

Compartilhar postagem

Deixe um comentário