Os Dentes e os Meridianos de Energia da MTC -Medicina Tradicional Chinesa

A Biocibernética Bucal foi pioneira em correlacionar os dentes com os meridianos de energia dentro da odontologia e hoje muita leitura corporal relacionada pode auxiliar os pacientes na tomada de consciencia de seus processos facilitando a auto cura ou ressignificação.

Os Dentes e os Meridianos de Energia da MTC -Medicina Tradicional Chinesa

Cada dente da arcada humana possui correspondência com os meridianos de energia da Medicina Tradicional Chinesa e assim nos remete, durante às patologias dentárias, sejam elas quais forem, à distúrbios ou disfunções nos órgãos relacionados. Uma vasta gama de leituras pode ser feita a partir dessa correlação e facilitar uma tomada de consciência por parte do indivíduo acometido.

Cada dente está portanto, relacionado à diversas funções próprias de todos os sistemas orgânicos do nosso corpo (S. Digestivo, Urinário, Circulatório, Imunológico, Respiratório, Excretor, Reprodutor, Metabólico). A função realizada por cada sistema orgânico tem sua leitura simbólica correspondente na esfera psíquica do ser humano, planos mental e emocional. Como exemplo, podemos citar a função da digestão realizada pelo estômago, parte do sistema digestivo, que está relacionada com a digestão emocional e mental dos fatos da vida, das circunstâncias experenciadas pelo indivíduo e que podem ser percebidas como “indigestas” no plano emocional, o que poderá levar esse indivíduo a fazer sintomas nos dentes 1ºs molares permanentes superiores ou nos pré-molares inferiores, que são os dentes relacionados aos Meridianos do Estômago e Baço. Cada tipo de patologia determinará nuances diferentes na leitura a ser realizada.

A Biocibernética Bucal, com sua abordagem holística da boca ousou fazer essas correlações pioneiramente no campo da odontologia e logo vários estudos se seguiram para confirmar essa correlação. Um dos dentes mais importantes da boca humana são os dentes do siso ou 3ºs molares permanentes, que embora tenham na maioria das vezes sua extração indicada de forma aleatória, são os dentes relacionados com os Meridianos do Coração e do Intestino Delgado e são de extrema importância na propriocepção. O canino, dente guia dos movimentos mandibulares, são os dentes da assertividade de alma e estão relacionados aos Meridianos do Fígado e Vesícula Biliar. O fígado na MTC é considerado a “morada da alma”. Como mostra a figura acima, cada grupo de dentes humanos está relacionado com determinados meridianos de energia, glândulas, articulações possibilitando inúmeras correlações e leituras.

Hoje, estudos de Leitura Corporal aprofundaram os estudos dessas correlações energéticas e funcionam também como uma ferramenta diferencial para auxiliar o paciente no entendimento dos seus processos, de suas enfermidades e de como direcionar-se mentalmente para uma mudança de postura e comportamental que lhe oriente à ressignificação e cura. Cada indivíduo só é protagonista verdadeiro de sua vida se se torna consciente dos padrões e valores emocionais que ditam suas escolhas e portanto, cabe ao profissional de saúde comprometido, buscar e oferecer ferramentas que lhe facilitem o processo como um todo. Só aumentando consciência de si o indivíduo pode mudar seu padrão vibracional comportamental e galgar o seu destino de evoluir conceitos, evoluir formas, enfim, evoluir livre e pleno se alinhando , se equilibrando, seguindo a ética ditada pelas leis da natureza para o bem comum e colhendo a realização de ocupar seu lugar único nesta existência.

Compartilhar postagem

Deixe um comentário