Priorizando e respeitando a integralidade e a individualidade do ser humano na conduta terapêutica, os conceitos da Biocibernética embasam a proposta de uma abordagem ampla e única do paciente, e os conhecimentos da Posturologia enriquecem o arsenal de técnicas disponíveis em busca de uma reabilitação oral integral, fisiológica e equilibrada em todos os níveis.
A Biocibernética Bucal entende a boca humana como um sistema que espelha e influencia o estado físico, emocional, mental e social do indivíduo.
Considera a boca como órgão de sustentação da postura (de vida) que reflete a singularidade do SER, constituindo-se num precioso meio de diagnóstico e tratamento de diversas disfunções e patologias. A Biocibernética Bucal trabalha o estado de equilíbrio respeitando e considerando a individualidade do Ser Humano, não apenas suas peculiaridades físicas, mas a singularidade de seus pensamentos, vontades, decisões, consciência, sonhos, sentimentos, razões, visão de mundo ... enfim tudo o que de alguma forma faz parte de sua biografia e está refletido em seu corpo.
A Posturologia reconhece o aparelho mastigador como um dos captores do sistema postural e como tal, capaz de induzir e refletir desequilíbrios da postura corporal global. Durante a vida o indivíduo introjeta deformações compensatórias num processo adaptativo para manter o equilíbrio e obter aceitação no meio social. Todo o esqueleto se rearranja através de suas cinturas mandibular, escapular e pélvica e demais articulações. Através da reprogramação da relação maxilo-mandibular considerando o equilíbrio podal e a função de deglutição pode-se obter o equilíbrio global em eixo postural fisiológico.
Se ao reabilitar as deformações são corrigidas, a pessoa além de eliminar as dores experimenta uma postura de equilíbrio em todos os níveis onde o organismo realiza suas funções com o mínimo de esforço e o máximo de eficiência.
DTM &
Posturologia
Periodontia &
Homeopatia
Homeopatia &
Biocibernética
Bases da
Biocibernética Bucal
Conhecimentos de
Posturologia