A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e propõe uma reabilitação neuro-oclusal atuando diretamente sobre o sistema neural e muscular que comanda o desenvolvimento ósseo dos maxilares para previnir e remover interferências indesejáveis no crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários.
A ortopedia funcional produz resultados em todas as faixas etárias com aparelhos diversificados e estímulos pontuais em locais específicos nas superfícies dentárias visando promover crescimento ósseo guiado fisiologicamente, possibilitando o alinhamento dentário estético-funcional e a eficiência mastigatória. Associa também exercícios e orientação mastigatória para produzir equilíbrio e simetria dos arcos. É um recurso terapêutico que prioriza o máximo possível a conservação dos dentes e uma reabilitação que respeite a fisiologia e biologia dos
sistemas orgânicos. Atualmente, assim como a Posturologia, a OFM representa um dos recursos utilizados no tratamento das disfunções da ATM (DTMs).
Uma oclusão dentária fisiologicamente equilibrada é fator importante na prevenção de problemas periodontais, disfunções articulares, perdas dentárias futuras e tensões musculares que desencadeiam dores e maus hábitos como bruxismo e apertamento dentário.
DTM &
Posturologia
Periodontia &
Homeopatia
Homeopatia &
Biocibernética
Bases da
Biocibernética Bucal
Conhecimentos de
Posturologia