ATM é a abreviação de articulação têmporo-mandibular que é responsável por todos os movimentos que se pode realizar com a boca. Sua disfunção afeta com maior freqüência os músculos, terminações nervosas e ligamentos da região da cabeça, pescoço, face e da ATM, podendo também acometer o intricado sistema de controle neurológico que regula e coordena todos esses componentes estruturais.
Os sinais mais comuns da disfunção têmporo-mandibular (DTM) são: ruídos articulares do tipo estalido ou crepitação, dor à palpação nos músculos da mastigação e nos músculos cervicais, dores faciais, dor na ATM que pode simular uma dor de ouvido, fadiga ou cansaço muscular após refeições ou ao acordar, sensibilidade nos dentes e dores de cabeça.
A DTM pode ser acompanhada de um ou mais sintomas:
1 – Dor de cabeça (principalmente na região da testa, fundo de olho e nas têmporas);
2 – Dor na face e pescoço;
3 – Zumbido ou Dores de ouvido;
4 – Estalos ou sensação de desconforto ao abrir e fechar a boca;
5 – Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
6 – Travamento com boca aberta e/ou fechada;
7 – Fadiga dos músculos da mastigação, tipo um cansaço no rosto durante o dia ou ao acordar;
8 – Uma brusca mudança na oclusão ou desgaste excessivo dos dentes;
9 – Tonturas;
10 – Bruxismo ou apertamento dental.
Atualmente é consenso que fatores estruturais, funcionais e psicoemocionais estejam reunidos, caracterizando multi-fatoriedade à origem da DTM e, portanto uma abordagem integral subsidiada pela Biocibernética, Posturologia e Homeopatia se faz pertinente para a obtenção do sucesso terapêutico da DTM. Juntas ancoram e norteiam a conduta terapêutica com procedimentos sistêmicos que atuam pontualmente nas causas energéticas do adoecimento, na harmonização em todos os níveis do indivíduo e no equilíbrio global em eixo postural fisiológico.
DTM &
Posturologia
Periodontia &
Homeopatia
Homeopatia &
Biocibernética
Bases da
Biocibernética Bucal
Conhecimentos de
Posturologia